Sextorção de usuários Pasion.com

Segunda, 22 fevereiro 2021

Pasion.com é uma das plataformas de namoro e contato sexual mais importantes do nosso país. O amplo leque de categorias que oferece (pode contactar mulheres, gays, transexuais, lésbicas, companheiros de viagem, casais liberais ...) e o seu design e facilidade de pesquisa fazem dele um site de referência entre quem procura contratar os serviços de uma prostituta pela internet.

Algumas dessas pessoas, porém, tiveram que passar por uma bebida ruim: a de terem sido vítimas do que se chama sextorção. Os principais portais de notícias do país, de abc.es a elmundo.es, passando por 20minutos.es, libertaddigital.com, vanaguardia.com, elconfidencial.com, falaram sobre isso nos últimos meses, em um momento ou outro., Publico .es, elespanol.com, huffingtonpost.es ou elpais.com.

Um fio de denúncias em diferentes partes do país (Teruel, Palencia, Zaragoza ...) fez suspeitar, há alguns meses, que o que se noticiava revelava a existência de um complô especializado em chantagem sexual. Todos os denunciantes que se aproximaram de uma esquadra referiram ter sido chantageados após terem tentado contactar um anunciante através do sítio de contacto Pasion.com, embora também tenham ocorrido casos em Slumi , NuevoLoquo e outros tipos de quadros de avisos. Anúncios quase sem controles.

Modus operandi de sextortion

O método utilizado pelos criminosos era simples: inseriam anúncios falsos no Pasion.com e, deles, obtinham os telefones de suas vítimas. Com eles, os extorsionários poderiam iniciar seu trabalho de chantagem sexual. Por meio do WhatsApp ou de telefonemas, eles ameaçaram os usuários chantageados do Pasion.com com a revelação de sua identidade como usuários de prostituição a seus parentes diretos. Às vezes, eles até recorriam à ameaça física em seu trabalho de extorsão. Para evitar ambos, os chantageados tinham que pagar uma certa quantia a seus extorsionários.

O fato de que a extorsão não costumava terminar com este pagamento e que uma espiral de ameaças e reclamações de dinheiro era comumente registrada, levou alguns afetados a levar o caso à atenção da Guarda Civil.

As investigações realizadas pelas Forças de Segurança do Estado e pelo Corpo de exército revelaram vários grupos de sextorcionistas que, mais ou menos diretamente ligados entre si e operando em Valência, realizaram uma campanha massiva de sextorção que afetou homens de toda a Espanha.

Segundo a investigação da Benemérita, esta rede especializada em extorsão sexual utilizava as chamadas 'mulas' para recolher das suas vítimas. Todos eram pessoas de um bairro valenciano muito específico e todos estavam relacionados com o mundo da pobreza. Essas pessoas, em troca de dinheiro, ofereceram seus nomes para aparecerem como titulares das contas bancárias em que as vítimas de sextorção deveriam depositar seu dinheiro.

Após este caso centrado na província de Valência, surgiram outros relacionados diretamente com o crime de chantagem sexual. Em setembro do ano passado, por exemplo, quatro pessoas foram presas (duas em Granada, uma em Marbella e uma em Valência) acusadas de praticar práticas de sextorção .

Neste caso, as vítimas foram 22 pessoas e a forma de atuação dos criminosos foi semelhante à já descrita. Neste caso, depois de publicar os anúncios falsos em algum site de contato erótico, os criminosos se fizeram passar por assassinos de aluguel para uma organização dedicada ao proxenetismo e acusaram suas vítimas de terem molestado as supostas prostitutas sem contratar seus serviços. Nesse caso, os integrantes do grupo enviaram às vítimas fotos e vídeos em que apareciam encapuzados exibindo armas de fogo. Com o envio deste material gráfico, os criminosos tentaram intimidar as suas vítimas para obrigá-las a pagar o dinheiro solicitado.

Diversas denúncias feitas em várias delegacias do país revelaram a existência dessa trama. A colaboração entre o Corpo de Polícia Nacional e os Mossos d'Esquadra permitiu o desmantelamento desta trama.

Pasion.com

A importância do controle pessoal

Todos estes casos de que falamos põem em causa a segurança e o respeito pela privacidade dos utilizadores de páginas web de contactos com prostitutas como Pasion.com, Nuevoloquo.com , Mileroticos.com , Hott.es ou Slumi.com entre os inúmeros sites deste estilo.

Sem dúvida, existem muitos usuários que utilizam essas páginas no dia a dia em nosso país e nem todos sofreram sextorção. Na maioria dos casos, os clientes que procuram prostitutas podem fazê-lo a partir das informações que esses sites fornecem, com a tranquilidade de entrar em contato com a garota escolhida. Mas o risco de que isso não aconteça certamente sempre existe. Porque? Porque o modo de funcionamento desses sites não é rigoroso o suficiente para garantir a exatidão dos anúncios.

O fato de os anunciantes poderem publicar anúncios neles automaticamente, sem passar pelo controle pessoal deles, permite a inserção de anúncios falsos. Às vezes, essa inserção fraudulenta tem apenas o objetivo, por parte do anunciante, de parecer mais sexy ou bonita do que realmente é. Em outros, como nos citados acima, eles servem como isca para atrair potenciais vítimas de chantagem erótica. Tanto em alguns casos como em outros, o usuário da web acaba sendo prejudicado em maior ou menor grau.

A possibilidade de tal ocorrer obriga-nos a realçar a diferença qualitativa entre aquelas páginas de contacto em que o controlo dos anúncios e fotos publicados nos referidos anúncios é efectuado pessoalmente e aquelas em que não existe tal controlo. Nesse sentido, o trabalho de um profissional especializado no controle de propagandas sexuais que se destinam a ser veiculadas em um site é fundamental. Este profissional se encarrega de garantir que os anúncios correspondam a garotas reais que procuram clientes e que essas garotas também são as que aparecem nas fotos e são exatamente como aparecem nelas. Esta garantia de qualidade reverte directamente para a tranquilidade do utilizador, que pode assim contactar a rapariga desejada sentindo-se protegida de extorsões como as aqui descritas.

Nem é preciso dizer que nosso site girlsmadrid.com é totalmente seguro, pois nossos controles são extremamente exigentes e além de solicitarmos aos anunciantes selfies com um texto específico, ligamos antes de ativar um anúncio para verificar se está tudo correto. Não gostamos da fraude e lutamos contra ela há muitos anos e por isso limitamos o número de anúncios publicados para que os nossos utilizadores na cidade de Madrid não encontrem surpresas ao contactar uma escolta.

Slumi