Ayurveda e sexo: afrodisíacos para melhorar a sexualidade

Quinta, 18 novembro 2021

Você sabe o que é Ayurveda ?, Você sabe seu significado? Certamente você já ouviu esse termo ... Medicina tradicional indiana, todo um sistema (um dos mais antigos do mundo) dedicado à saúde de forma integral. Você cuida da sua alimentação, cuida do descanso, cuida dos seus hábitos de vida e também cuida do sexo .

Que o sexo é uma fonte de prazer, já sabemos. Mas também é fonte de saúde. Entre os benefícios que nos proporciona praticada de forma regular, tem para a saúde podemos destacar os seguintes:

  • Reduza o colesterol.
  • Fortalece o sistema cardiovascular.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Reduz o estresse, pois ajuda a liberar endorfinas.
  • Alivia dores de cabeça e também outros tipos de dores musculares.
  • Ele melhora a qualidade do sono.

Assim, como o sexo é um fator que afeta diretamente a saúde, o Ayurveda não poderia ficar alheio a ele. Afinal, esta corrente é fruto de uma cultura da qual também nasceu o Yoga (disciplina que procura melhorar a nossa estabilidade e o nosso equilíbrio mental a partir de um trabalho eminentemente físico) e da qual é o resultado, não vamos esqueça isso sempre, um dos tratados de sexualidade mais antigos e famosos da história: o Kamasutra .

Neste artigo, veremos os conselhos que o Ayurveda dá para levar uma vida saudável, como ela se relaciona com o sexo e que papel a medicina tradicional indiana reserva aos afrodisíacos e às ervas que a natureza nos dá para melhorar nossa vida sexual e aumentar nossa fertilidade.

Ayurveda

Bases da medicina ayurveda

Para entender a relação entre os conceitos de Ayurveda e sexo, é necessário primeiro entender as bases em que se baseia a medicina tradicional indiana. A medicina ayurvédica se baseia fundamentalmente no conceito de dosha .

Quando falamos de dosha, estamos falando de três energias ou temperamentos que, estando presentes em cada ser humano, o constituem. Essas três energias recebem os seguintes nomes: Vatta , Pitta e Kapha . Todos os três estão presentes em cada um de nós. Dependendo de nossas características pessoais, uma ou duas dessas energias irão predominar em nós. Como você pode ver neste site Ayurveda , esse estilo de vida garante que nossas proporções naturais não se tornem desequilibradas, já que o desequilíbrio é a fonte de todas as doenças. A saúde, então, é o reflexo do equilíbrio entre os três doshas, um equilíbrio que deve ser diferente para cada pessoa.

Para equilibrar os doshas, a medicina indiana propõe três formas: comer bem, descansar e dormir bem e praticar relacionamentos íntimos de forma regular, consciente e saudável.

Medicina Ayurveda

Ciência dos afrodisíacos

O Ayurveda tem oito ramos. Um deles é a ciência dos afrodisíacos ou Vajikarana. O objetivo final deste ramo da medicina ayurvédica é fortalecer o corpo da mulher e do homem para que gerem um maior número de óvulos e espermatozoides. O fato de ambos estarem saudáveis favorecerá que, na hora da concepção, nasça um ser humano equilibrado e saudável.

Sucos reprodutivos saudáveis se traduzem em tecidos corporais saudáveis. A medicina tradicional hindu distingue sete tipos de tecidos: plasma, sangue, músculos, nervos, ossos, gordura e tecido reprodutivo. Este último, chamado Shukra Dhatu , contém a essência do restante dos tecidos.

Como garantir que os tecidos reprodutivos (sêmen, esperma e óvulos) sejam saudáveis? Tomando o máximo cuidado com os alimentos. A dieta ayurvédica , criada para cada pessoa em particular, é essencial para que esses tecidos tenham um estado de saúde perfeito. Comer os alimentos certos e garantir o seu metabolismo correto é a garantia de uma boa fertilidade .

A falta de fertilidade e o mau funcionamento da libido devem-se, em última análise, a uma nutrição inadequada e a um estilo de vida inadequado. Quando se trata de estilo de vida impróprio, a medicina ayurvédica fala sobre o consumo excessivo de tabaco ou álcool, levando uma vida muito sedentária e não descansando o suficiente.

Corrigir esse estilo de vida é essencial para melhorar a resposta sexual do nosso corpo. Equilibrar os doshas por meio de uma dieta ayurvédica correta e uma melhoria dos hábitos vitais seria o primeiro passo a dar para melhorar a vida sexual. O segundo? Aplique o que é conhecido como terapia Vajikarana. Em que consiste esta terapia? Ao usar ervas e alimentos afrodisíacos que, ao mesmo tempo que promovem a ereção, melhoram a qualidade do sêmen, espermatozóides e óvulos.

No livro de receitas ayurvédicas, encontramos a receita de um afrodisíaco muito eficiente para homens e mulheres. Para fazer essa receita, basta misturar suco de cebola, mel, ghee (a famosa manteiga típica da culinária indiana ) e gengibre.

Entre os afrodisíacos naturais recomendados para melhorar a vida sexual e aumentar o desejo sexual estão leite, queijo, ovos, leite de coco, cereais como arroz ou trigo; leguminosas como lentilhas vermelhas, ervilhas ou soja preta; frutas como uva, manga, romã, tâmara, coco, banana ou pinha; frutas secas como nozes ou amêndoas; especiarias como canela ou noz-moscada; porco, frango, cabra ou coelho; óleo de rícino e vegetais como alho ou cebola.

Esta filosofia também recomenda, como indicamos, o uso de ervas. A natureza nos oferece um bom punhado de ervas afrodisíacas . Com eles podemos fazer tônicos sexuais muito eficazes quando se trata de resolver problemas sexuais de vários tipos ou, simplesmente, para aumentar a libido.

Afrodisíacos Ayurveda

Ayurveda para melhorar o sexo

Além de seguir uma dieta e usar afrodisíacos ayurvédicos , a medicina tradicional indiana faz uma série de recomendações básicas sobre como deveriam ser nossas vidas e hábitos sexuais. Dentre essas recomendações, podemos destacar o seguinte:

  • Como parte essencial de nossos hábitos, o sexo deve ser cultivado.
  • O horário ideal para ter relacionamentos íntimos é à noite, aproximadamente duas horas após o jantar.
  • Para ser totalmente satisfatória, a união sexual deve se desenvolver com o tempo. Sexo rápido não é recomendado.
  • O sexo oferece seus melhores resultados quando cada um dos parceiros está envolvido física e emocionalmente com o outro.
  • Se você deseja desenvolver, aumentar e prolongar a intimidade durante a relação sexual, deve garantir que o tato, o cheiro, a comida, a bebida, a música e o ambiente desempenhem um papel importante durante a relação sexual.

Nesta última dica, você pode ver em que medida os conceitos de Ayurveda e sexo tântrico estão relacionados . Por serem frutos da mesma cultura, os conceitos que unem o Tantra estão intimamente relacionados. Assim, em grande medida, o sexo tântrico cumpriria muitos dos preceitos que o sistema recomenda aos bons hábitos sexuais.

Como seria o sexo bom de uma perspectiva tântrica? Como uma forma lenta e meditativa de relação sexual em que mais do que o objetivo do orgasmo era perseguido para desfrutar da atividade sexual e das sensações do corpo. Uma boa maneira de treinar o corpo para aumentar seu autoconhecimento seria desfrutar regularmente de massagens tântricas e também de massagens ayurvédicas . Eles não são iguais, mas ambos são benéficos para nossa saúde física e mental.

De acordo com os princípios tântricos, as práticas sexuais devem se concentrar em mover a energia sexual pelo corpo. Com que propósito? Com aquele que o cura (se estava doente), transforme-o (em algo mais saudável e conectado com as energias do universo) e ilumine-o.

O Ayurveda assume grande parte desses princípios, defende-os com seus conselhos e propostas e também recomenda um banho quente e beber leite de amêndoa quente com um pouco de açúcar após a relação sexual para recuperar a potência e o vigor sexual.

Por mais que a medicina ayurvédica recomende tornar o sexo um hábito, devemos nos afastar da ideia de que ele se defende de tê-lo para tê-lo. Nada está mais longe da realidade. Por exemplo, alerta para os efeitos nocivos da promiscuidade na saúde. A promiscuidade, ele argumenta, afeta a aura e o sistema imunológico de uma pessoa. Ele também recomenda não fazer sexo quando estiver doente ou depois de comer.

O último conselho, e com o qual encerraremos este artigo, é o seguinte: o sexo nunca deve ser praticado por obrigação, só deve ser praticado quando lhe apetecer. Outra coisa, claro, é que sempre queremos. Ou quase sempre.

Melhore o sexo com ayurveda