Locativo de terceiros e legislação sobre prostituição na Espanha

Quarta, 01 dezembro 2021

Na Espanha, passamos anos nos perguntando o que deveria ou não ser feito com a prostituição . A prestação de serviços sexuais em troca de dinheiro torna-se ciclicamente objeto de controvérsia e debate. Há setores da sociedade que defendem sua regulamentação e, portanto, sua legalização, e setores que defendem a promoção de medidas políticas abolicionistas. Há até quem prefira continuar na situação atual, ou seja, ficar em uma situação de lealdade que não exime de processo e condenação os responsáveis por lenocínio e tráfico de pessoas.

Nos últimos tempos, foi o PSOE quem deu o tom e colocou a prostituição no centro do debate público, anunciando sua vontade de promover a chamada lei orgânica de Garantia Integral da Liberdade Sexual (popularmente conhecida como a " Lei da só sim é sim ”) introduzindo nele um crime que já existia na época no Código Penal: o crime de terceiro locativo .

Presente em múltiplos manuais de direito e em cerca de 250 decisões judiciais, o conceito jurídico de terceiro locativo não aparece, porém, expressamente citado em qualquer preceito legal. E mais: não aparece agora nem apareceu quando o assunto a que se refere foi considerado crime.

Ofensa de prostituição

O que é terceiro locativo?

O termo terceiro locativo é conhecido como o lucro do aluguel de um espaço no qual uma pessoa se prostitui. Ou seja: a sala, local, bar ou negócio em que uma trabalhadora do sexo contacta e / ou mantém relações com o seu cliente.

Para o PSOE, os benefícios obtidos com o arrendamento dos referidos espaços tornam o seu proprietário cúmplice e cooperador do que o partido socialista considera, sem nuanças, uma situação de escravatura. Para o PSOE, o governante da nação em coalizão com o United We Can, nenhuma diferença deve ser estabelecida entre os diferentes tipos de prestação de serviços sexuais em troca de dinheiro. Para os socialistas, não existem mulheres que optam livremente pelo comércio com seus corpos. Não há empoderamento em tal atitude.

Em 1949, a Espanha assinou a Convenção para a Repressão ao Tráfico de Pessoas e a Exploração da Prostituição de Outras Pessoas . A partir da assinatura do referido acordo, o conceito e o crime de terceiro locativo foram introduzidos no Código Penal espanhol. A modificação do Código Penal em 2015 promovida pelo Ministro do Partido Popular Alberto Ruiz Gallardón extraiu dele os referidos espaços e o conceito de terceiro locativo.

Ao defender a reintrodução no corpo jurídico espanhol desta figura jurídica, o PSOE afirma estar a avançar no que, afirma, é o seu objetivo a médio prazo: conseguir a abolição da prostituição . Para isso, segundo a posição oficial dos socialistas, é preciso não só perseguir as máfias e cafetões: é preciso penalizar a demanda. Ou seja: o consumidor tem que ser multado, quem vai precisar de serviços jurídicos de defesa legal . Com isso, e articulando medidas de acompanhamento e proteção social, promovendo uma lei abrangente contra o tráfico e oferecendo alternativas vitais, laborais, habitacionais e econômicas às trabalhadoras do sexo, o PSOE pretende acabar com a prostituição em nosso país.

Serviços jurídicos de defesa legal

Oposição ao terceiro locativo

O governo de coalizão formado entre o PSOE e o United We Can sob a presidência do líder socialista Pedro Sánchez é um governo que carece de maioria parlamentar. Por este motivo, a aprovação das leis deve ser acordada com os demais partidos do arco parlamentar. Nesse sentido, a " Lei do Sim é Sim" ou a Lei da Liberdade Sexual não é exceção. Para levar isso adiante, PSOE e United We Can devem concordar com outras partes. E é aí, justamente, que o bloco de governo tem graves problemas e os tem, inclusive, devido à inclusão da criminalização do terceiro locativo nos artigos da Lei.

Partes como ERC, Junts per Catalunya, CUP, PNV, En Comú Podem ou EH-Bildu opõem-se à inclusão na Lei de Liberdade Sexual dos dois artigos referentes a terceiros locativos. Como a referida lei deve ser uma lei orgânica e, portanto, requerendo os votos afirmativos da maioria absoluta do Congresso para sua aprovação, não parece haver muitas possibilidades, por enquanto, de ir adiante.

Para a ERC, o debate sobre a prostituição deve ocorrer fora do quadro da Lei de Liberdade Sexual. Só assim, defende o partido catalão, este debate pode desenvolver-se sem que nele se introduzam elementos "distorcidos".

Terceiro locativo

Por outro lado, tanto o ERC como os restantes partidos que habitualmente colaboram com o Governo na aprovação parlamentar de leis, orçamentos, etc., sustentam que aplicam o conceito de terceiro locativo e, por isso, perseguem os com fins lucrativos e Regularmente, um lugar ou bem é destinado à prostituição (nos artigos do projeto diz-se "para favorecer a exploração sexual de outra pessoa"), só serviria para deixar as trabalhadoras do sexo em situação de maior vulnerabilidade . Sem a possibilidade de exercer a profissão em um desses locais, as mulheres seriam obrigadas, segundo as partes contrárias à inclusão do locativo de terceiros na lei orgânica, a se deslocarem para locais mais perigosos e com menos controle e proteção.

Até o momento, eles apresentaram alterações ao local de terceiros ERC, JxCat, CUP e En Comú Podem. O PNV, por sua vez, argumenta que a prostituição merece um debate separado. A sua porta-voz no Congresso, Joseba Agirretxea, fez aos restantes deputados a seguinte questão: “Não acreditam que a prostituição, o seu ambiente, as suas consequências, o seu reflexo social, as pessoas que a exercem, etc., independentemente da opinião de que vocês têm, não merecem um debate, uma reflexão e um aparte profundo? ”. Desse debate profundo e à parte, argumentam os nacionalistas bascos, deveria nascer a legislação sobre a prostituição espanhola.

Por sua vez, a posição de En Comú Podem, a primeira parte a apresentar emendas contra os dois artigos do projeto de lei orgânica de Garantia Integral da Liberdade Sexual que se referem a terceiros locativos, confirma algo que quem acompanha o debate na Espanha ele sabe se deve ou não promover políticas para abolir a prostituição: o consenso sobre o assunto não existe na esquerda. Enquanto o PSOE, por exemplo, defende medidas abolicionistas, o En Comú Podem e uma parte indeterminada do United We Can e suas confluências defendem, ao invés da abolição, a regulamentação. O futuro legislativo a este respeito, portanto, ainda está por ser determinado.

Prostituta