Erótica de carros esportivos de luxo: status e vitalidade

Terça, 23 novembro 2021

Uma das definições que a RAE dá à palavra luxo é a seguinte: “alta categoria, excelência ou requinte que tem algo pela qualidade das matérias-primas utilizadas em sua fabricação, seu alto desempenho ou serviços, etc.”.

Assim, para que um automóvel seja classificado como automóvel de luxo , deve distinguir-se dos demais veículos tanto pela sua categoria e excelência de design (interior e exterior), como pelos seus benefícios e serviços (velocidade máxima, aceleração, fiabilidade do sistema sistemas de travagem, sistemas de assistência à condução, possibilidades de infoentretenimento, consumo de combustível ...), sem esquecer, é claro, a qualidade dos materiais que foram utilizados, por exemplo, para fabricar o seu painel de instrumentos, os seus bancos, os seus encostos de cabeça, o tejadilho de sua cabana ...

Sem atender a todos esses requisitos, e de acordo com a definição do RAE, um carro não poderia ser classificado como carro de luxo. Além disso, no caso dos carros esportivos , acrescentaríamos mais um requisito a ser cumprido para ter acesso à categoria de luxo: seu erotismo .

Um carro esporte de luxo é um monumento ao erotismo, algo essencialmente sexy . Explicaremos o porquê.

Carro esporte de luxo

Carros esportivos: vitalidade, velocidade e apelo

A ideia de vitalidade está enraizada na imagem dos carros esportivos. Um carro desse tipo pede para ir. Cana pura e dura. Não é de surpreender que, quando as pessoas falam sobre veículos como esse, muitas vezes se fala em garras. De seu personagem. De certa forma, torna-se um ser vivo. Em um felino.

A natureza dos carros esportivos exige um tipo de comportamento na estrada e esse comportamento está absolutamente ligado à ideia de velocidade. Ter um carro esportivo de luxo e não andar é pecado. Algo tão inconcebível quanto namorar uma modelo e evitar encontros sexuais.

Carros esportivos de luxo são feitos para correr, para devorar quilômetros sem nem perceber, para se embriagar com a velocidade. E nesse engolir bêbados quilômetros de velocidade há também algo para devorar a vida, para comê-la na mordida, para aproveitar até a última migalha.

E isso, tentar levar a vida às últimas consequências, é algo radicalmente sexy. Sempre foi. Correr em um carro esportivo de última geração tem o sabor da aventura. Quem o faz é, de certa forma, um aventureiro. E o aventureiro, a imagem que ele projeta nos outros, é uma imagem cheia de apelo.

Compre carro esporte de luxo

Carros esportivos de luxo: símbolo de status

Mas quando um carro esporte também é de última geração, há outro fator importante a se levar em consideração para avaliar até que ponto os carros esportivos estão intimamente ligados à ideia de erotismo. Um carro de luxo, esportivo ou não, também é um símbolo de status. E é aí também que reside grande parte de seu erotismo.

Um carro de luxo não vale menos do que 50.000 euros. Não falamos mais sobre Lamborghinis ou marcas como a Ferrari. Estamos a falar de automóveis descapotáveis de marcas premium, como Mercedes Benz , BMW ou Audi . E 50.000 euros não podem ser pagos por qualquer pessoa na compra de um automóvel.

Quem compra um esportivo de alto padrão mostra ao comprá-lo que atingiu um determinado patamar econômico. Isso implica um bom emprego e uma boa situação social. Quem dirige um carro com essas características tem se destacado, por assim dizer, acima do comum dos mortais. E isso, por que negá-lo, tem seu apelo.

Da mesma forma que uma imagem vital, ativa, aventureira e dinâmica é mais erótica do que a imagem de algo sedentário e estático, a imagem do sucesso profissional e da boa situação econômica é muito mais atraente do que a do fracasso no trabalho e na pobreza ou, na pelo menos, mediocridade econômica.

Mercedes Benz

Por isso, pelo que tem como símbolo de status , poucos homens permanecem alheios ao erotismo dos carros esportivos de luxo . Isso é especialmente relevante quando você atinge o período denominado "meia-idade" e que marca o momento em que a maioria das pessoas entende que os marcos que foram alcançados na vida devem começar a tomar forma.

Esta ligação íntima entre a ideia de status e carros de luxo foi perfeitamente estudada por empresas como a Cadillac ou a General Motors . De facto, é com base nos estudos desta relação que estas empresas desenvolvem boa parte das suas campanhas publicitárias e também com base nisso que concebem e lançam os seus produtos no mercado.

Nem a mulher fica alheia ao erotismo que vem da ideia de status conferido pelos carros luxuosos . As mulheres são seduzidas pela imagem daquele homem de sucesso que conseguiu se tornar dono de um carro esporte com aquele nível de categoria e excelência, mas permanecem presas ao conceito de mulher seduzida pela imagem de um homem que dirige um carro esporte de high-end é falar de apenas um tipo de mulher.

Cada vez mais ativas, vingativas, cada vez mais fortalecidas, as mulheres também valorizam os carros esportivos de luxo como objetos que podem ser dirigidos por eles.

Não poderia ser diferente, de qualquer maneira. A igualdade progressiva e sempre enriquecedora e positiva entre homens e mulheres também diz respeito a isso. E é que as mulheres também são seduzidas por mostrar uma imagem aventureira, uma imagem ativa, uma imagem vital. Olhe e projete sexy. É claro que a mulher gosta disso. E que melhor maneira de o fazer do que ao volante de um automóvel com estas características?

Audi RS8

Autoestima, paixão e exclusividade

Por fim, queremos destacar três elementos que aumentam o erotismo e a atratividade dos carros de última geração e, principalmente, dos esportivos de alto padrão . Esses elementos são autoestima, paixão e exclusividade.

De alguma forma, esses três elementos estão relacionados aos fatores já analisados acima ou deles derivam diretamente. Por exemplo: atingir um determinado status e projetar uma imagem aventureira e sexy, sem dúvida ajuda a melhorar a autoestima. Possuir um carro esportivo de luxo tem um impacto emocional e esse impacto emocional é, sem dúvida, positivo para quem tem a sorte de se sentar ao volante dele.

A ideia de paixão, por outro lado, está diretamente ligada à de aventura. E também, claro, com a personalidade dessas pessoas (homens e mulheres, mas tradicionalmente mais homens) que são apaixonados e apaixonados pela indústria automotiva. São essas pessoas informadas que, acima de tudo, valorizam principalmente o que se refere ao desempenho do carro de plantão e aos serviços que ele oferece.

Tudo isso, afinal, se resume em uma única palavra: exclusividade. Quem tem um carro com essas características tem algo exclusivo, algo que nem todos podem ter. E isso, claro, tem a ver com status, com autoestima, com projetar uma imagem especial e única ... E isso, no fundo, é erótico. É sexy.

Lamborghini